Se olharmos atrás, veremos que "fizemos a diferença"; veremos que não fomos coniventes e complacentes com a degradação ambiental. E isto já basta para nos enchermos de orgulho e de forças, e continuarmos a luta pelos anos vindouros, preparando as novas gerações para que nos substitua, com mais competência... E essa crença nos anima a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
A nossa crença de ambientalistas que somos, habitantes deste país abençoado por Deus, tem justificativa. Tem sim!!
Aí está a imprensa denunciando, provando, lutando e insistindo; aí estão os nossos escritores traduzidos em diversos idiomas; aí também estão os grandes feitos dos nossos cientistas sendo reconhecidos internacionalmente; ai está nossa agropecuária dando um banho de competência; aí estão os nossos artistas, entretendo e estimulando a cultura; aí estão os bandidões de colarinho branco na prisão e com seus bens indisponíveis; aí ainda está uma parte nobre da polícia resgatando seqüestrados e prendendo peixes graúdos; ai estão os nossos desportistas das diversas modalidades conseguindo sucesso internacional... E assim, vamos conquistando etapas, de degrau em degrau, com muita esperança e sem desanimar.
O que não podemos fazer é adiarmos a adoção de modos de vida e caminhos de desenvolvimento que respeitem e funcionem dentro dos limites da natureza. Não podemos mais fazer mau uso dos recursos naturais e continuarmos sobrecarregando os ecossistemas da Terra.
O respeito a Natureza é a exigência fundamental para a real possibilidade de termos vidas longas, saudáveis e plenas. Sem isso, não adianta outras conquistas, pois estaremos nos negando o próprio futuro. Não há o que esperar! Não existe nenhuma outra opção!
Saudações Ecológicas e Libertárias dos Amigos por Natureza - PV 43
Nenhum comentário:
Postar um comentário