Av. Exp. José Amaro, 573, Vila S. Luis, D. de Caxias. Tel: (21) 8863-5753. E-mail: pv43caxias@gmail.com


DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO VERDE DUQUE DE CAXIAS/RJ

Amigos Verdes, esse é um espaço direcionado a todos os militantes e simpatizantes da política de consciência sócioambiental do Partido Verde de Duque de Caxias e a todos que lutam para que o consumo desenfreado seja condenado moralmente (por ser ambientalmente insustentável) e que um dia a humanidade tenha uma melhor qualidade de vida, com um novo grau de justiça social.

COMISSÃO EXECUTIVA:

Foi renomeado em Janeiro de 2009, como Presidente do PV de Duque de Caxias, o ambientalista Miro de Almeida, por seu compromisso e seriedade com as questões socioambientais. Também, estão nomeados para a direção do PV de Duque de Caxias, os militantes: Edson Sobrinho, Tony Fernando, Hamilton Ferreira e Carlos Alberto.

19 de março de 2008

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de Março

PRECISAMOS CONVERSAR URGENTEMENTE SOBRE A ÁGUA
Todos sabem que a Terra não pode viver sem as árvores. Todo mundo tem o maior cuidado com as árvores.Todos os colégios comemoram o Dia da Árvore. Pórem, poucas escolas abordam o Dia da Água.Todas as pessoas adoram uma água bem clarinha e fria na hora da sede.Todo mundo adora mergulhar numa piscina azulzinha, num lago de águas claras, num rio cristalino.Todos sabem que o Homem não pode viver sem água e, principalmente, não pode viver sem água limpa.Temos que cuidar da água com o mesmo carinho com que devemos cuidar da árvore e de toda a natureza.
Hoje em dia, mais do que nunca, a água é essencial ao homem. Usamos a água em nossas casas, nas fábricas, em plantações, entre outros. Porém, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquáticos tão necessários a vida. Ou seja, enquanto a população mundial aumenta, o suprimento de água potável diminui.
Enquanto alguns países da África e do Oriente Médio sofrem com crônicos problemas de escassez de água, o Brasil, que tem a maior reserva de água doce do planeta, está, literalmente, jogando esse trunfo fora. Em vez de utilizar seus fartos recursos hídricos para o desenvolvimento, o país vive errando, seja pelo crescimento desordenado de suas cidades, pela poluição dos rios ou pelo esperdício (o Brasil é um dos países que mais desperdiçam água no planeta).
O desperdício residencial é o campeão. No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78 % do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
Veja os exemplos a seguir:
· Ao lavar as mãos, feche a torneira na hora de ensaboá-las;
· Para escovar os dentes ou fazer a barba, faça o mesmo. Só volte a abrir a torneira na hora de enxaguar;
· Os vasos sanitários podem consumir até 40% da água de uso doméstico. Racionalize o uso da descarga;
· Regule periodicamente a válvula de descarga;
· Nunca jogue papel, pontas de cigarros ou lixo dentro do vaso, pois podem causar entupimentos.
· Os banhos demorados consomem 37% da água de uso doméstico. Quando estiver se ensaboando, faça-o com o chuveiro fechado. Não deixe o chuveiro ligado à toa.
· Se for indispensável o uso da mangueira, utilize sempre um esguicho (tipo bico). Assim, quando você não a estiver utilizando, o fluxo de água é interrompido;
· Evitar lavar as calçadas, garagens e carros várias vezes por semana, assim como irrigar os jardins;
· Não use o jato da água para varrer o chão. Use a vassoura;
· Na hora de lavar o automóvel, troque a mangueira pelo balde de água.
(Biologa Cassia Maciel)